Banco de Utilização de Terrenos Digital

Identificación
Fecha: 
Martes, 12 Junio, 2012
Áreas de cooperación: 
Centro/Castilla y León
Temáticas: 
Fomento de la competitividad y promoción del empleo
Persona de contacto: 
Eng. Hugo Jóia
Organismo: 
Fórum Florestal
Teléfono: 
916 196 650
Dirección: 
Rua Dr. João Lopes, nrº 19
CP: 
6320-420
Localidad: 
Sabugal
Provincia: 
Beira Interior Norte
País: 
Portugal
Apoyos solicitados
Apoyos: 
Búsqueda de socios
Montaje, redacción y presentación del proyecto (dossier de solicitud)
Idea del proyecto
Palabras clave: 
Tecnologias de informação; banco de dados; combate desertificação; Interior; floresta; terrenos; baldios; gestão território; agricultura
Origen geográfico de los socios que busca: 
Salamanca
Descripción del proyecto: 

Criação de uma base de dados digital de terrenos florestais e entidades do sector agrícola e florestal. O banco digital de terrenos florestais comporta duas utilizações principais: 1) facilitar a relação entre proprietários de terrenos florestais e agro-florestais e associações do sector que providenciam conhecimento e serviços; 2) promover a exploração dos terrenos de acordo com os sectores de actividade principais definidos para as diferentes áreas geográficas, com consequente aumento da qualidade dos espaços florestais e da economia local.

Para tal, a tecnologia a desenvolver implicará a criação de campos relativos a a) Dados de identificação das entidades florestais, com contactos e âmbito de actuação, distribuídos por zonas geográficas; b) Identificação parcelar de terrenos e proprietários, com possibilidade de negociação da gestão e utilização dos mesmos; c) identificação de interessados na exploração dos terrenos por acordo com os actuais proprietários.

Objetivos principales: 

A ferramenta irá permitir uma fácil identificação das parcelas; a classificação do objectivo do proprietário em relação à parcela (venda/arrendamento/cedência/entre outros), a identificação de interessados na exploração de parcelas inactivas, a categorização e evolução da ocupação da área ou prestação de serviços através do recurso a registo fotográfico. 

O banco digital de terrenos irá permitir uma maior rentabilização dos terrenos e prevenção do seu abandono; identificação de potenciais fontes de negócio; difusão das diversas entidades florestais e âmbitos de actuação.

Resultados previstos: 
A criação do banco digital de terrenos florestais permitirá, primeiramente a exploração e gestão mais eficaz de terrenos florestais e agrícolas fomentando a competitividade florestal, e consequentemente uma maior dinamização deste sector na economia de ambos países. Possibilitará uma projecção da identidade florestal, com difusão da identidade local das regiões abrangidas pelo projecto. Permitirá uma classificação nacional de âmbitos de actuação no sector das florestas e divulgação de oportunidades económicas e estreitamento de relações na gestão do território nacional e de fronteira com Espanha.

Boletín Informativo

Seleccione abajo para suscribirse

CAPTCHA
Esta pregunta es para comprobar si usted es un visitante humano y prevenir envíos de spam automatizado.
CAPTCHA de imagen
Introduzca los caracteres mostrados en la imagen.

Contactos POCTEP

Contactos 2014-2020  |  Contactos 2007-2013

  • programa@poctep.eu 
  • (+34) 924 20 59 58
  • Edificio Montevideo | C/ Ángel Quintanilla Ulla n°1, portal 3 | Entreplanta B, 06011, Badajoz