Palabras clave:
Estudo de Género, Cortiça, valorização do património
Calendario (indicativo):
Março 2010 - Septembro 2010
Socios ya implicados:
Câmara Municipal de Coruche
Origen geográfico de los socios que busca:
Perfil de los socios que busca:
Ongs, Instituições públicas ou privadas
Descripción del proyecto:
É um projecto destinado ao reconhecimento identitário das mulheres no âmbito do sector corticeiro.
As mulheres têm uma história muito positiva a contar e ao longo do último século a situação delas sofreu uma grande mudança nos âmbitos da educação, da política e do trabalho. Nos anos 70 do séc. XX, começou uma linha de estudo que falava da importância dos estudos de género na hora de compreender, de um posto de vista social mais abrangente, as organizações e a sua gestão.
Em muitos contextos de trabalho as mulheres são muitas vezes portadoras e catalisadoras de uma contínua evolução e mudança. Este fenómeno volta a ser uma questão presente e positiva neste sector específico, para continuar a valorizar, incentivar e criar outros desenvolvimentos ou possíveis estratégias na fileira da cortiça. Portanto, é importante conhecer as experiências destas mulheres quer na sua vida académica, quer laboral e pessoal, reconhecendo uma dedicação e um carisma tipicamente feminino num território que durante muito tempo foi, e ainda hoje é, principalmente masculino.
O interesse principal desta investigação é conhecer a percepção das mulheres dentro desta específica área e além disso, identificar eventuais diferenças com a dos homens. Portanto, os estudos sobre as mulheres, para além de contribuir para o melhor conhecimento da vida social em geral, podem neste caso específico, continuar envolver e informar o público de uma realidade e de recursos primários económicos, como neste caso a cortiça, que em alguns países do Sul da Europa são de relevante importância e riqueza.
Resultados previstos:
Publicação de um livro e conferência final