2007-2013 post 2020
A estratégia de cooperação transfronteiriça nasce da vontade conjunta da Câmara Municipal de Valença e do Concelho de Tui em estabelecer linhas de intervenção conjuntas para o desenvolvimento integrado do território, dentro da estratégia europeia Europa 2020, e que se concretiza no espaço Euro-regional no Plano de Investimento Conjunto Galiza-Norte de Portugal. Esta estratégia procura a integração de políticas de proteção dos recursos naturais, de desenvolvimento económico sustentável e de coesão social neste espaço transfronteiriço do Minho, através da cooperação inteligente entre as administrações, os agentes públicos e privados, e da participação pública.
A Eurocidade Valença-Tui tem como principal objetivo a continuação da cooperação que se repercuta positivamente na melhoria da qualidade de vida da população deste espaço comum, baseado na colaboração das potencialidades das duas cidades e, na preservação e promoção inteligente dos seus valores naturais, culturais e etnográficos, e na partilha e otimização dos equipamentos e serviços públicos de utilização, dos recursos humanos económicos num programa de cooperação virado ao futuro. Este objetivo passa necessariamente por aprofundar e consolidar as relações institucionais ja´existentes há mais de uma década, através de uma programação e gestão conjunta e compartilhada dos distintos serviços públicos e pelo envolvimento da cidadania na formulação de soluções comuns para a resolução de problemas comuns.
ENGLISH
Among the project'a main actions are the creation of the Eurocity Desk – where all relevant information for citizens is concentrated- and the development of the Eurocity Strategic Agenda 2019-2021. Finally, the elaboration of Future of the Eurocity 2030 study, a tool that aims to project the future of the Eurocity and explore more means of territorial cooperation.These actions aim to build a Eurocity that can be an example of cooperation in the Iberian Peninsula and in Europe, moving towards new, second-generation relationship models, affirming a new model of European citizenship. The Unicidade project is cofinanced by the European Regional Development Fund (ERDF) through the Interreg Spain-Portugal (POCTEP) 2014-2020 Programme.
Os resultados globais a atingir com o projeto são:
1. Aumento da cidadania na Eurocidade; 2. Gestão de serviços partilhados em implementação; 3. Maior grau de cooperação nos sectores da educação, desporto, social, cultura e juventude; 4. Articulação de políticas regionais e sectoriais e Agenda AECT; 5. Maior partilha e utilização dos serviços transfronteiriços; 6. Reforço do conhecimento do tecido empresarial (mercado laboral); 7. Criação de redes de colaboração nos sectores, turismo, cultura e desporto; 8. Capitalização de boas práticas para outras entidades transfronteiriças (AECT, Eurocidades); 9. Intercâmbio de experiências e disseminação de resultados; 10. Integração numa rede de cidades de cooperação transfronteiriça.
Entre as principais ações do projeto estão a criação do Balcão da Eurocidade – onde se concentra toda a informação relevante para os cidadãos- e o desenvolvimento da da Agenda Estratégica da Eurocidade 2019-2021. Por último, projectando o futuro da Eurocidade e de mais e melhores meios de cooperação territorial, a elaboração do estudo do Futuro da Eurocidade 2030.
Estas ações tem como propósito construir uma Eurocidade que possa ser um exemplo de cooperação na Península Ibérica e na Europa, avançando para novos modelos de relacionamento, de segunda geração, afirmando um novo modelo de cidadania europeia.
Seleccione abajo para suscribirse
The results of the POCTEP projects told by their protagonists to the EFE and LUSA news agencies
Interreg is one of the key instruments of the European Union (EU) supporting cooperation across borders through project funding.
Contacts 2014-2020 | Contacts 2007-2013
Unión Europea
Cofinanciado por el Fondo Europeo de Desarrollo Regional (FEDER)
Legal | Accessibility | Data privacy