São resultados principais previstos para o projeto:
-PAM autóctonas identificadas e caracterizadas e estudado o seu potencial económico, processos e procedimentos para sua cultura e integração nos mercados.
-PAM com boas condições de produção na região identificadas e caracterizadas e melhorados processos de cultivo, processamento e integração nos mercados
-Competências dos agentes do setor melhoradas, valorizando a colaboração entre investigação e empresas como meio de produção e disseminação de conhecimento
-Informação especializada sobre ciência e tecnologia no setor PAM disponibilizada de modo contínuo e sistematizado para toda a cadeia de valor, em formato digital (Observatório PAM)
-Fluxos de informação e colaboração aumentados (entre atores, entre regiões, dentro e fora da EUROACE)
A tipologia de investigação prevista no projeto não se coaduna facilmente com o desenvolvimento de patentes no seu decurso, estando estas, para mais, habitualmente relacionadas com o processamento secundário de produtos ou com formas de comercialização muito específicas. O projeto produzirá, no entanto, conhecimentos imprescindíveis a que no futuro se desenvolvam processos patenteáveis pelas entidades do projeto e também tornará possível aos agentes do setor (produtores e transformadores) o acesso a informação que lhes permite virem a fazê-lo também.
A investigação básica com material vegetal inicia-se comummente com os trabalhos de caracterização e, anos depois, com melhoramento genético e desenvolvimento de variedades. Em Portugal, no entanto, não está previsto no Catalogo Nacional de Variedades a inscrição de PAM, sendo apenas possível inscrever as PAM que se considerem também hortícolas. Este contexto dificulta ainda mais a obtenção de patentes no projeto.
Ainda assim, a jusante deste projeto e na sequência dos seus resultados está previsto desenvolver-se, na Labfit-HPRD, parceira do projeto, 1 produto farmacêutico inovador com a função de promover a circulação sanguínea periférica e a cicatrização de modo a garantir o controlo e tratamento de sintomas de patologia cutânea relacionada com fissuras dérmicas. A propriedade intelectual será protegida de modo a garantir o processo de licenciamento da tecnologia.
Os resultados do projeto contribuirão igualmente para a identificação de extratos de plantas com potencial de aplicação enquanto ingredientes de produtos cosméticos, gerando valor acrescentado para um produto resultante da produção agrícola em condições optimizadas de plantas aromáticas e medicinais na região da Extremadura.
Outras formas de registo, como de marca ou de propriedade intelectual (por exemplo, de alguns dos entregáveis do projeto) colocam-se, entretanto, como resultados alcançáveis e igualmente interessantes.
É ainda considerado o eventual registo de 2 cultivares de PAM da EUROACE, possível em Espanha (interessante também para os investigadores portugueses), Origanum virens e Thymbra capitata.