Publicado en POCTEP (https://2007-2020.poctep.eu)

Inicio > Sistema integrado transregional de apoio ao combate de pragas e doenças na agricultura

Identificación del proyecto
Código del proyecto: 
0655_SIAPD_6_P
Acrónimo: 
0655_SIAPD_6_P
Título: 
Sistema integrado transregional de apoio ao combate de pragas e doenças na agricultura
Convocatoria: 
2nd / segunda [1]
Área de cooperación: 
Plurirregional [2]
Eje prioritario: 
3 – PREVENCIÓN DE RIESGOS Y RECURSOS NATURALES [3]
Objetivo temático: 
6. Proteger el medio ambiente y promover la eficiencia de los recursos [4]
Prioridad de inversión: 
6.D: Protección y restauración de la biodiversidad, protección del suelo y fomento de los servicios de los ecosistemas, incluyendo NATURA 2000 y las infraestructuras ecológicas [5]
Objetivo específico: 
6.D. Mejorar la protección y gestión sostenible de los espacios naturales. [6]
Categorías de intervención: 
085. Protección y fortalecimiento de la biodiversidad, protección de la naturaleza e infraestructura ecológica [7]
Partenariado
Beneficiario Principal: 
Nombre de la Organización: 
UNIVERSIDADE DE TRAS-OS-MONTES E ALTO DOURO (UTAD)
Nombre de la persona de contacto: 
Raul Manuel Pereira Morais dos Santos
Teléfono: 
351259350372
E-mail: 
rmorais@utad.pt [8]
Código NUT III (Provincia): 
PT11D (Douro)
Código NUT II (Región): 
PT 11 (Norte)
Beneficiarios: 
Nº Beneficiario: 
B2
Nombre de la Organización: 
DIREÇÃO REGIONAL DE AGRICULTURA E PESCAS DO NORTE (DRAPN)
Código NUT III (Provincia): 
PT 11 E (Terras Tras-os-Montes)
Código NUT II (Región): 
PT 11 (Norte)
Nº Beneficiario: 
B3
Nombre de la Organización: 
DIRECCION GENERAL DE AGRICULTURA Y GANADERIA. CONSEJERIA DE MEDIO AMBIENTE Y RURAL, POLITICAS AGRARIAS Y TERRITORIO. JUNTA DE EXTREMADURA.
Código NUT III (Provincia): 
ES 431 (Badajoz)
Código NUT II (Región): 
ES 41 (Castilla y León)
Presupuesto
Coste total del proyecto (indicativo): 
383.952,50 €
FEDER total aprobado: 
287.964,38 €
Calendario
Periodo de ejecución: 
De 01/01/2018 hasta 31/12/2021
Resumen del proyecto
Objetivos: 

 

O projeto SIAPD tem como objetivo principal a adoção de tecnologias inovadoras para a previsão, deteção, monitorização e luta mais eficazes contra algumas das pragas e doenças mais prejudiciais nas culturas com maior importância socioeconómicas nas áreas geográficas de influência dos parceiros e, em simultâneo, promover a troca de conhecimentos e experiências entre os seus técnicos e investigadores.

O projeto SIAPD constitui-se como uma plataforma de integração de dados de vários tipos de observações no terreno, tornando-se uma fonte de dados para a criação de uma camada de inteligência, que incorpora modelos de previsão, com validação criteriosa no terreno e em laboratório e produz, através de ferramentas tecnológicas baseadas na web e compatíveis com smartphones, um conjunto de avisos e notificações às comunidades agroflorestais.

Esta plataforma pretende integrar dados provenientes de múltiplas fontes (dados ambientais, imagem do solo, observações biológicas, como contagem de insetos em armadilhas, e outras formas de dados provenientes de imagem aérea, como, por exemplo, RGB, RGBI e térmica), sistematizar esses dados num repositório regional e, com isso, alimentar uma camada de modelação que visa produzir probabilidades de ocorrência de um conjunto de pragas e doenças, com base em modelos matemáticos ou já existentes, ou a adaptar ou a desenvolver. A divulgação desses avisos far-se-á através de um portal de informação regional e de uma aplicação de descarga gratuita para os assinantes. 

A divulgação mais precoce torna mais eficiente a luta contra importantes pragas e doenças. Criam-se condições para que o uso dos fitofármacos seja mais eficiente que, como produtos químicos, estão sujeitos a uma regulação rigorosa na Europa. O menor uso de pesticidas, que leva diretamente a uma redução dos custos, faz com que haja um aumento da competitividade das explorações agrícolas e consequentemente à melhoria da fixação de população mais jovem nestas regiões.

Por outro lado, leva a uma melhor preservação do ambiente e da biodiversidade e consequentemente a uma gestão mais sustentável das explorações. A possibilidade de prever com mais antecedência a ocorrência dos inimigos das culturas permite também aconselhar a possibilidade de utilização de meios de luta que não sejam químicos, contribuindo desta forma para uma agricultura mais sustentável.

A criação desta poderosa rede de avisos, possibilita que os técnicos das Direções de Agricultura (DRAPN e DGAG, Portugal e Espanha), fiquem dotados de meios tecnológicos e de conhecimento elevados, o que lhes permite uma maior eficácia na previsão das doenças e pragas e ainda uma troca sustentável de experiências e conhecimento de modo que a luta contra os inimigos das culturas seja concertada entre os dois lados. Torna-se clara a importância da introdução de novos métodos e novas tecnologias nas comunidades rurais que certamente favorecerão a qualidade e quantidade das suas produções agrícolas/florestais, para além de ajudarem os atores do mundo rural a cumprirem o normativo comunitário.

Do ponto de vista científico, o projeto SIAPD tem um núcleo de investigadores na área da tecnologia de aquisição de dados e imagem, na área da modelação matemática/estatística, fitossanidade e estudo de pragas, que têm por objetivo melhorar não só o conhecimento epidemiológico das doenças e pragas como também a previsão da sua ocorrência e dispersão.

Finalmente, o projeto tem em vista um aumento do número de parceiros no futuro, já que a plataforma será escalável, permitindo que outras organizações e associações agroflorestais, governamentais ou não, se possam agregar em ambos os lados da fronteira.

Resultados: 

Resultado 1: Caracterização climática e biológica local, baseada em informação recolhida diretamente nas áreas com culturas a proteger, permitindo, assim, uma caracterização à escala regional. A disponibilização da informação que contempla tecnologias distintas das estações meteorológicas, como câmaras térmicas e outras, pode permitir a efetivação com grande detalhe de estudos de zonagem e caraterização botânica e faunística, assim como pode inferir sobre a possibilidade de instalação de culturas agrícolas em determinado local/região. Esta caracterização permitirá também delimitar com maior precisão a superfície afetada por uma determinada praga.

Resultado 2: Modelos estatístico/matemáticos de previsão das pragas e das doenças selecionadas para estudo no decorrer deste projeto, permitindo estabelecer estratégias otimizadas de atuação na sua prevenção/tratamento/contenção de acordo com os objetivos e particularidades territoriais. Dos estudos e troca de informação entre os parceiros, podem surgir novas ideias/conhecimentos que permitam abrir novas técnicas de atuação. Além da aplicação e afinação de modelos de P&D às diferentes regiões nos territórios de intervenção, perspetiva-se que possam ser geradas, com base na informação recolhida, recomendações técnicas sobre o correto uso da água para fins agrícolas.

Resultado 3: A divulgação atempada das circulares de avisos e alertas aos agricultores e associações vai permitir uma acentuada economia de recursos em mão de obra, tração (e consequente redução da pegada de carbono) e pesticidas avaliados em dezenas de milhões de euros, na zona norte de Portugal e na Extremadura, Espanha, para além de fazer uma contribuição com as diretivas europeias para o uso sustentável dos pesticidas com impacto muito positivo na preservação do meio ambiente e saúde pública.

Principais produtos

Rede de recolha de dados (dados climatéricos, imagens aéreas, imagens térmicas) georreferenciados de alcance
regional, cujos dados serão integrados numa plataforma informática de suporte aos modelos de previsão, à rede de avisos e ao portal regional de informação, alojada numa Cloud Privada no Data Center  da UTAD).

Modelos de previsão para as principais pragas e doenças – Modelos estatístico/matemáticos de distribuição geográfica de pragas e doenças cujo controlo sanitário seja de utilidade pública e considerados no SIAPD, validados por observação biológica no terreno: míldio (P. viticola) e oídio (E. necator) da videira (ajustados à NUTS III Norte), pedrado da macieira (V. inaequalis) (ajustados a Armamar, Lamego e Moimenta da Beira), Vespa-das-galhas-docastanheiro (D. kuriphilus) (ajustado ao Planalto da Terra-Fria transmontana), mosca-da-azeitona (B. oleae) e gafa da oliveira (C. acutatum e C. gloeosporioides) (ajustado ao Douro e Terras de Trás os Montes, NUTS III), nemátodo-damadeira-do-pinheiro (B. xylophilus) (ajustado à Serra de Gata), piriculária do arroz (Pyricularia oryzae) y pudenta del arroz (Eysarcoris ventralis) (ajustado à ZEPA Arrozales de Palazuelo y Guadalperales), gafanhoto (Dociostaurus maroccanus) (ajustado à ZEPA - LIC La Serena), e insectos cerambicídeos da azinheira (Cerambyx welensii, Pronobis myardi e Cerambyx cerdo) (ajustado às Sierras de San Pedro y de Jerez).

Definição de códigos de barras genéticos para identificação de insectos envolvidos na seca das azinheiras (contribuição para a BD do GENBANK) - uso de códigos de barra de ADN para identificar os insectos cerambicídeos presentes nas azinheiras que mostram sintomas de seca, para estudar o papel destes na seca dos montados e sua distribuição geográfica, diferenciando, por métodos não invasivos, as espécies que possam estar presentes.
Normalmente a identificação das espécies durante o estágio larvar envolve a extração de madeira e a destruição dos ramos e troncos afetados pelo que é vantajoso ter métodos não destrutivos.

Rede de avisos e alertas – Sistema informático funcional para a disseminação de mensagens de alerta contra a probabilidade de ocorrência de P&D numa determinada região e aconselhamento para o melhor tratamento preventivo ou de luta/contenção.

Portal regional de informação de aconselhamento público – Veículo informativo sobre os planos de atuação integral em termos de matéria de P&D agrícolas com a finalidade de responder à necessidade de garantir a proteção das culturas contra pragas e doenças.

Aplicação para smartphone - Aplicação concebida para uso dos agricultores das comunidades rurais dos territórios de intervenção que pretende ser uma ferramenta avançada e de primeira linha para a disseminação de avisos e circulares, bem como o envio de imagens de situações suspeitas de doenças e/ou relacionadas com pragas e que possam ser submetidas para análise técnica por parte da DRAPN e DGAG.


URL de origen:https://2007-2020.poctep.eu/es/2014-2020/sistema-integrado-transregional-de-apoio-ao-combate-de-pragas-e-doen%C3%A7as-na-agricultura

Enlaces
[1] https://2007-2020.poctep.eu/es/2014-2020/convocatorias-2014-2020/2nd-segunda [2] https://2007-2020.poctep.eu/es/2014-2020/%C3%A1reas-de-cooperaci%C3%B3n/plurirregional [3] https://2007-2020.poctep.eu/es/2014-2020/eje-prioritario-2014-2020/3-%E2%80%93-prevenci%C3%B3n-de-riesgos-y-recursos-naturales [4] https://2007-2020.poctep.eu/es/2014-2020/objetivo-tem%C3%A1tico-2014-2020/6-proteger-el-medio-ambiente-y-promover-la-eficiencia-de-los [5] https://2007-2020.poctep.eu/es/2014-2020/prioridad-de-inversi%C3%B3n-2014-2020/6d-protecci%C3%B3n-y-restauraci%C3%B3n-de-la-biodiversidad [6] https://2007-2020.poctep.eu/es/2014-2020/objetivo-espec%C3%ADfico-2014-2020/6d-mejorar-la-protecci%C3%B3n-y-gesti%C3%B3n-sostenible-de-los [7] https://2007-2020.poctep.eu/es/2014-2020/categor%C3%ADas-de-intervenci%C3%B3n-2014-2020/085-protecci%C3%B3n-y-fortalecimiento-de-la-biodiversidad [8] mailto:rmorais@utad.pt