Uma semana depois de que designers apoiadas pelo projeto INTREPIDA participassem na Semana de la Moda Flamenca em Sevilha, chegou o turno da XI edição da Semana de la Moda de Sevilla, CODE 41 Trending Day, com um desfile onde serão mostrados desenhos de duas empresas participantes no Projeto INTRÉPIDA (Internacionalização das Mulheres Empresárias de Espanha e de Portugal para a Inclusão, Desenvolvimento e as Alianças), que Três Culturas lidera e que tem financiamento Europeu do programa INTERREG V A Espanha-Portugal (POCTEP).
É a primeira colaboração da Fundação com este importante evento, que nesta edição chegou a mais de 100.000 pessoas, incluindo os seguidores virtuais e os presentes no Palácio de Congressos e Exposições de Sevilha entre os dias13 e 15 de fevereiro de 2019. Esta passarela é um ponto de encontro entre as criações de empresas já consolidadas e designers emergentes. Entre todos os designers, destaque para a presença de uma empresa portuguesa convidada pelo projeto INTREPIDA: Capote´s Emotion e HOLAHOLAHOLA, cujo desfile foi realizado no dia 14 de fevereiro às 19:00.
A Capote's Emotion é uma empresa portuguesa fundada por Delfina Marques, que combina tradição e inovação para atualizar a capa tradicional do Alentejo. Desde a sua oficina e loja na cidade de Évora, vende peças únicas que se caracterizam pela confeção por medida; de fato, os clientes podem escolher todos os materiais e acabamentos, adquirindo assim umas peças totalmente personalizadas.
Do lado espanhol, apresenta-se o projeto conjunto, HOLAHOLAHOLA, nascido da fusão que resultou na união de duas criadoras empreendedoras: Debaga (tatuagem de têxtil) e Tinatha (ilustração e design), que combinaram as suas habilidades para criar o seu próprio mundo como vestir, uma moda divertida e moderna que não deixou indiferente o público presente no CODE 41.
No dia anterior ao desfile, as proprietárias de Capote's Emotion, Delfina e sua filha María Rita, tinham uma reunião com os alunos da Escola de Sevilha da Moda, onde puderam compartilhar a história da capa do Alentejo e o seu uso, exemplificado com as peças que trouxeram de Évora para o desfile de CODE 41. Além disso, também puderam visitar a fábrica da prestigiosa empresa de moda Flamenca LINA 1960, onde adquiriram o conhecimento necessário para a criação de um vestido de Flamenca, nas instalações desta fábrica no centro da cidade e a trajetória da sua fundadora.
A participação do projeto INTRÉPIDA neste evento, procura viabilizar e reforçar o trabalho das empresas do setor da moda, gerido quer poe mulheres andaluzas, quer por mulheres portuguesas e ao mesmo tempo estabelecer sinergias, mobilidade e a presença das empreendedoras de ambos os países em outros mercados.
Posteriormente, as empresas poderão vender os seus desenhos num showroom da CODE 41 Trending Day deseja contribuir não apenas para mostrar as coleções, mas também para vendê-las diretamente aos clientes, facilitando um espaço comum no centro de Sevilha para todas as empresas participantes. O espaço Libélula está localizado na Calle Mendez Núñez, 12, Sevilha, e estará aberto com um amplo programa horário de manhã e tarde, de 21 de fevereiro a 15 de março de 2019, com as roupas dos diferentes designers.
INTREPIDA é um projeto liderado pela Fundação Três Culturas com parceiros da Andaluzia, Algarve e Alentejo: Fundação Universidade Empresa da Província de Cádis (FUECA), Diputación de Huelva, REGIOTIC, Associação de Empresários da Região de Portalegre (NERPOR) e o Núcleo Empresarial da Região de Évora (NERE).
Seleccione abajo para suscribirse
Contacts 2014-2020 | Contacts 2007-2013