Criação da metodologia para a recuperação do Património Imaterial relacionado com o património musical e com a tradição oral de Zamora e da Terra de Miranda; trabalho de campo de recolha de testemunhos orais e recompilação de informação numa base de dados elaborada para o efeito. Criação de metodologia para a conservação da totalidade do material recolhido. Processos de investigação básica do material obtido e promoção do trabalho em rede com outros agentes.
Valorização de todo este material através da elaboração de uma imagem corporativa, realização de comunicados de imprensa, desenho de uma parte pública da Base de Dados (Web), ciclos de debates e conferências, edição de materiais didáticos e sensibilização nas escolas, cursos de formação especializados, congressos internacionais organizados, participação em congressos e foros especializados e divulgativos, edição de publicações divulgativas e especializadas em formatos de papel e DVD, publicação de artigos em revistas especializadas.
Aquisição de instrumentos musicais que ampliem as coleções permanentes do Museu da Terra de Miranda e do Museu Etnográfico de Castilla y León. Produção de uma exposição temporária itinerante (Zamora, Mirando do Douro e Porto) relacionada com a música popular e tradicional de ambas as áreas geográficas.
Produção, edição e instalação de um espaço interactivo museográfico para a divulgação, promoção e conhecimento da música tradicional de ambos os territórios. Criar novas dinâmicas de participação pública relacionadas com a música com base na organização de festivais musicais em Zamora, Miranda do Douro e no Porto.
Desenvolvimento de ferramentas digitais para registo e promoção do património musical. Construção de site colaborativo e público para salvaguarda e divulgação. Desenvolvimento de conteúdos para instalação de quiosques multimédia no museus.