Published on POCTEP (https://2007-2020.poctep.eu)

Home > Floresta2020

Floresta2020

Identificación

Áreas de cooperación: 
Alentejo/Algarve/Andalucía [1]
Temáticas: 
Crecimiento sostenible a través de una cooperación transfronteriza por la prevención de riesgos y mejora de la gestión de recursos naturales [2]
Persona de contacto: 
Tiago Nascimento
Organismo: 
EUIESA / Terras do Infante
Teléfono: 
(+351)964014585
E-mail: 
tfnascimento@euiesa.eu [3]
Localidad: 
Algarve
Provincia (NUT III): 
Algarve
Región (NUT II): 
Algarve
País: 
Portugal

Tipo de apoyo solicitado

Tipo de apoyo solicitado: 
Búsqueda de socios [4]
Participación en proyectos similares [5]

Idea de proyecto

Palabras clave: 
Floresta, Incêndios e Natureza
Coste total del proyecto (indicativo): 
2,50 €
Calendario (indicativo): 
30 Meses
Socios ya implicados: 
Associação de Municípios Terras do Infante
Origen geográfico de los socios que busca: 
Andaluzia
Perfil de los socios que busca: 
Municípios; Serviços regionais de proteção civil; institutos de conservação da natureza; serviços regionais de gestão florestal.
Descripción del proyecto: 
Crear una Red Transnacional de infraestruturas e meios de defesa da floresta contra incêndios.
Objetivos principales: 
Objetivos principales: O principal objetivo do projeto é desenvolver um sistema integrado transnacional de Defesa da Floresta e Combate Contra Incêndios, quer na perspetiva de dotar as estruturas existentes de mais e melhores meios para o efeito, bem como uma forte componente de sensibilização de todos os agentes intervenientes, em especial das populações das áreas afetadas. Objetivos específicos: Atividade 1: Iniciativas e ações que permitam aumentar a dotação de infraestruturas e equipamentos partilhados e serviços para a prevenção e luta contra incêndios e outras catástrofes naturais • Instalar uma rede de faixas que se desenvolvem ao longo da rede viária rural/florestal, com uma largura entre 50 e 125 metros, onde se reduz drasticamente a quantidade de combustível vegetal, sobretudo pela eliminação do matagal e redução da densidade florestal. • Instalar uma rede de faixas de protecção aos aglomerados urbanos inseridos em meio florestal; • Adquirir máquinas destroçadoras e tractores agrícolas equipados com destroçadores para efectuar a manutenção das infraestruturas instaladas; Atividade 2: Ações que promovam a gestão conjunta dos recursos humanos e materiais em situações de desastres naturais e iniciativas e ações que permitam a formulação e implementação de planos conjuntos e ações para prevenir os riscos de origem natural • Elaboração de um Plano de Defesa da Floresta e Combate Contra Incêndios comum aos territórios • Criar equipas de sapadores florestais conjuntas, equipadas com viaturas rápidas de primeira intervenção; • instalar um sistema electrónico de detecção de incêndios florestais; • instalar um sistema de GPS em todas as viaturas de bombeiros e sapadores florestais, com toda a rede viária florestal na respectiva base de dados. Atividade 3: Ações de sensibilização à população sobre os riscos naturais. • Realização de ciclo de workshops de sensibilização da população (2 por município da área integrante do projeto • Criação de website sobre a temática com conselhos práticos de prevenção, contactos úteis em caso de emergência ou informação • Criação de suportes informativos (flyers, brochuras, etc.) a distribuir junto da população visando a sensibilização para a temática Atividade 4: Projetos centrados na formação do pessoal dos serviços essenciais e complementares nos riscos identificados que garantam uma melhor capacidade de resposta. • Desenvolvimento de ação de formação integrada sobre a temática visando a sensibilização e renovação de conhecimentos e práticas para os agentes integrantes dos serviços municipais ou regionais com responsabilidades. Esta ação de formação terá 150 horas.
Resultados previstos: 
Resultado principal desejado: reduzir em 85% o número de incêndios superiores a 300 hectares, num período de cinco anos. Resultados acessórios: Proteger pessoas e bens; proteger o património florestal; manter o sequestro de carbono pela biomassa florestal protegida; impedir todas as nefastas consequências para o ambiente (produção exacerbada de dióxido de carbono), para a população residente (destruição de bens) e para os turistas (fuga do turismo para outras áreas geográficas), produzidas pelos grandes incêndios florestais.

Source URL:https://2007-2020.poctep.eu/en/2014-2020/floresta2020-0

Links
[1] https://2007-2020.poctep.eu/en/2014-2020/%C3%A1reas-de-cooperaci%C3%B3n/alentejoalgarveandaluc%C3%ADa [2] https://2007-2020.poctep.eu/en/2014-2020/tem%C3%A1ticas/crecimiento-sostenible-trav%C3%A9s-de-una-cooperaci%C3%B3n-transfronteriza-por-la [3] mailto:tfnascimento@euiesa.eu [4] https://2007-2020.poctep.eu/en/2014-2020/tipo-de-apoyo-solicitado/b%C3%BAsqueda-de-socios [5] https://2007-2020.poctep.eu/en/2014-2020/tipo-de-apoyo-solicitado/participaci%C3%B3n-en-proyectos-similares