“A escola e o futuro dos territórios raianos”, encuentro no âmbito do projeto CENCYL2020
Submitted by stc on 10/26/2018 - 10:28
Um debate sobre o despovoamento e outros problemas que afligem o território fronteiriço, avaliando se o atual modelo educacional oferece soluções.
O CENCYL está co-financiado em 75% pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional FEDER através doPOCTEP.
O encontro setorial “A escola e o futuro dos territórios raianos”, organizado pela associação hispano-lusa RIONOR e a Junta de Castilla y León, no âmbito do projeto CENCYL2020, reunirá na cidade de Zamora o próximo 27 de outubro, umas dezenas de expertos para debater sobre educação, ciudadania e território.
Será uma tentativa de identificação das causas mais importantes do fenómeno do despovoamento e outrosproblemas que assolam o território raiano (fronteiriço), além de valorar se o atual modelo educativo oferece soluções às suas necessidades.
Os palestrantes discutirão a adaptação dos currículos escolares para incluir conteúdos que respondam aos problemas dessas regiões, transmitindo aos jovens o amor ao território através do conhecimento e valorização de seu rico patrimônio cultural e ambiental, e promovendo entre eles o ferramentas que lhes permitem escolher uma vida plena nas áreas de fronteira.
Programa:
10.30 h Abertura
11.00 h Políticas de educação nos territórios limítrofes, com intervenções sobre o modelo educacional de Castilla y León (resposta educativa à singularidade das pessoas e territórios), projetos de cooperação transfronteiriça (Empretic: um exemplo de cooperação na educação entre o Norte de Portugal y Castilla y León, uma oportunidade de autonomia e gestão flexível do currículo) e novos modelos educativos (utopia e pés no solo: uma nova educação para a aldeia)
15.00 h A escola e os desafios do futuro, com intervenções nos instrumentos de desenvolvimento rural: competitividade do turismo numa região transfronteiriça (Bragança vs Zamora), os desafios e oportunidades do sector agro-alimentar em Trás-os-Montes e a escola do "não" - lugar
17.30 h Práticas pedagógicas e inovação, com intervenções sobre o trabalho na fronteira: cidadania e comunidades educativas, uma escola diferente/uma escola de todos.
19.00 h Clausura
A associação RIONOR (Rede Ibérica Ocidental para uma Nova Ordenação Raiana) trabalha na área, desde a sua constituição em 2016, no âmbito da cidadania e a valorização do patrimonio e a convivencia milenaria entre as terras de Zamora e Trás-os-Montes e Alto Douro, entre Castilla y León e Portugal.
Direciona seus esforços para defender uma nova organização que faz fronteira com diferentes áreas, através de fóruns de discussão chamados Conselhos de Rayano. Em 2017, o debate se concentrou no transporte e acessibilidade do território.
O projeto CENCYL2020, de consolidação da Comunidade de Trabalho Castilla y León-Centro de Portugal, foi aprovado na primeira convocatória do Programa Operativo INTERREG V-A España-Portugal (2014-2020) POCTEP, e está co-financiado em 75% pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional FEDER.